Êxodo 18.13-27

Longe de ser motivo de chacotas e brincadeiras, para muitos a figura do sogro é o pai que não se tem mais.
Moisés teve que reconhecer que o seu sogro Jetro foi de excelente valia para seu ministério. A sabedoria com que aconselhou a Moisés mostra que Jetro era um homem de visão e um excelente administrador.

Jetro viu como Moisés se assentava e sozinho aconselhava o povo. Viu a um homem que estava se esgotando e cansando o povo, que em pé aguardava para ser atendido.

Jetro diz: "Não é bom o que fazes." Ex 18.17
"Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer.
Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;
E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.
E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez." Ex 18.18-21

Quando Jacó e sua família chegaram ao Egito deu o total de 70 pessoas (Gn 46:27; Êx. 1:5). Quando a multidão de Israel saiu do Egito com Moisés deu o total de seiscentos mil (600.000) homens, sem contar as crianças e mulheres e mais uma mistura de gente (Êx. 12:37-38). Calculando seria mais ou menos três milhões (3.000.000) de pessoas.
Como Moisés poderia cuidar sozinho de tanta gente?

Jetro "salvou o ministério" de Moisés com esse conselho. Na vida precisamos de bons conselhos para seguir adiante.

I. NEM SEMPRE O QUE FAZEMOS É O MELHOR.

Uma segunda opinião muitas vezes nos ajuda a ver as coisas de uma maneira diferente. Moisés cria que seu trabalho de aconselhar o povo era o melhor. As revelações que havia recebido diretamente de Deus, colocava sobre os ombros de Moisés este fardo, que só ele seria capaz, como líder, de ajudar o seu povo.
Jetro vendo aquela cena diz:

"E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.
Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?" Ex 18.13-14

Jetro faz uma advertência a Moisés para que ele mudasse de rumo:
Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. Ex 18.18

Habituamos-nos a fazer as coisas de um modo e achamos que é o melhor modo e que ninguém mais pode fazer melhor.
Nesta passagem vemos a humildade e mansidão de Moisés em acatar o conselho de seu sogro. Ele não discutiu com seu sogro...
Muitos dizem: "assim que eu aprendi, assim que eu faço". Pessoas que não aceitam conselhos e mudanças no seu modo de trabalhar e fazer as coisas.
Às vezes podemos fazer melhor e com outra direção.

Paulo recomendou a Timóteo: "Tem cuidado de ti mesmo... porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." I Tm 4:16

Jetro sabia que, se Moisés continuasse fazendo as coisas como pensava, ele sofreria um desgaste emocional, mental e físico... Sem contar a frustração de não poder resolver os problemas do seu povo.
Precisamos aprender que Deus pode usar outras pessoas para nos ajudar a carregar nossas cargas e fazer o trabalho de uma forma melhor com mais resultado.
Um fracasso de Moisés traria implicações em seu ministério, ao povo e sua família. Quantos que não se envolvem de tal maneira no trabalho que acabam se frustrando e trazendo prejuízos aos seus familiares.
Jetro não queria uma filha viúva e netos órfãos de pai!

II. TEM MUDANÇAS QUE TRAZEM RESULTADOS MELHORES

O conselho de Jetro dado a Moisés foi prático. O que ele teria que fazer era mudanças em sua administração. Dividir com pessoas capazes, tementes a Deus, a responsabilidade do ministério de aconselhamento. Isto seria criar uma "equipe pastoral" para ajudá-lo nessa tarefa. Moisés não deixaria de ser o líder daquele povo. Simplesmente o poder não estaria centralizado somente em Moisés, mas distribuído em pequenos, médios e grandes grupos, também liderados por pessoas capacitadas e tementes a Deus.

A Igreja precisa de homens de verdade, tementes a Deus, que odeiem a avareza. Homens de qualidade para cuidar do povo do Senhor que se multiplica sobre a terra. Homens fiéis que estejam na mesma visão e compromisso. II Tm 2.2

"E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito." Ex 18.24

Quantos que não poderiam estar ao lado do seu pastor ajudando-o a cuidar do povo! Cada crente deve capacitar-se para o ministério. Ef 4.11-12

CONCLUSÃO.

Somos chamados para fazer a diferença nessa terra; precisamos ser o melhor naquilo que fazemos... Às vezes é necessário que haja mudanças na maneira de pensar e fazer.
Que Deus coloque "Jetros" em nosso caminho e que tenhamos a humildade e coragem de mudar.

moisésparanãopovofazercomohomensestepessoasdeusmaismaioraismelhortementesvezesdeusdiantecuidarseriamaneiraassimestásobrecoisastrabalhosogromudançasjetromodo

João Misael Pagliarin

A palavra de Deus tem poder para curar, salvar, libertar os cativos.

9 Comentários

Sem foto
orlando lamim · 3 anos atrás

O Pastor PAGLIARIN é, indubitavelmente um grande conhecedor da Palavra de Deus. Por isso, não entendo quando, insistentemente pede DÍZIMOS e OFERTAS, com tanto ardor que é capaz de sugar até um prato de arroz com feijão de seus ouvintes. Não tem pena, Diz que, se não der, vai para o inferno. O gafanhoto vai comer tudo. POR ESSE MOTIVO não quero mais ouvi-lo pregar.

Sem foto
Eugenio Wiliamo Paunde · 3 anos atrás

Muito boa essa mensagem de verdade precisamos travar uma batalha para com nos mesmo porque existem pessoa que estao contra aquilo que fazemos ao seguir o nosso mestre Jesus criando controversia de modo a nos dicipar do nosso caminho,este foi um conslho sabio de Jetro na qual o nosso legislador teve que mudar de rumo e repatriar a com outras pessoa capacitadas no seu ministerio.

Sem foto
Eugenio Wiliamo Paunde · 3 anos atrás

Muito boa essa mensagem de verdade precisamos travar uma batalha para com nos mesmo porque existem pessoa que estao contra aquilo que fazemos ao seguir o nosso mestre Jesus criando controversia de modo a nos dicipar do nosso caminho,este foi um sabio na qual o nosso legislador teve que mudar de rumo e repatriar a com outras pessoa capacitadas no seu ministerio.

Sem foto
celso luiz de almeida · 3 anos atrás

muito boa essas mensagens

Sem foto
celso luiz de almeida · 3 anos atrás

muito boa essas mensagens

Sem foto
celso luiz de almeida · 3 anos atrás

muito boa essas mensagens

Sem foto
lécio luiz · 3 anos atrás

Muito obrigado pela mensagem foi muito edificante. Que Deus ilumine toda a equipe que administra esse site.

Sem foto
JOANA NOTO · 4 anos atrás

muito bom esses comentarios e textos biblicos de grande ajuda no meu ministerio valeu

Foto de Pr Ulisses Natan
Pr Ulisses Natan · 8 anos atrás

Na verdade precisamos travar uma batalha com nos mesmos. A característica humana nos faz esquecer que necessitamos aprender sempre e sempre. O nosso "eu" não pode atrapalhar à missão a que nos foi dada. Paulo diz: "Que o homem que se domina a si próprio é maior do que aquele que domina uma cidade inteira." Nós precisamos aprender a trer dominio próprio, nos precisamos aprender que não sabemos tudo, nos precisamos aprender a ouvir, nos precisamos aprender a ser humildes, nos precisamos APRENDER.

Escreva o seu comentário

Sem foto

Você pode gostar


Estudos Bíblicos

O dedo de Deus

Houve uma grande luta porque os magos de Faraó imitaram algumas pragas que eram enviadas através de Moisés, porém, quando a Praga de piolhos se manifestou, os bruxos do Egito nada puderam fazer.

por João Misael Pagliarin