Marcos 4.26-29

E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra
E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como.
Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga.
E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa.

De quem é a RESPONSABILIDADE de semear? Nossa!
Depois da terra preparada, o trabalho feito, se vai para casa dormir.
O agricultor não passa a noite toda acordado, preocupado, caminhando de um lado para outro ou sentado a beira da cama, roendo as unhas, se perguntando se a semente plantada vai brotar, crescer ou não.
Ele não se levanta no dia seguinte para ir ao campo, cavar, desenterrar uma das sementes para ver, comprovar se está germinando...
Ele semeou, fez a sua parte, agora é esperar o tempo certo, determinado por Deus para a semente brotar.
Cada tipo de semente tem um tempo determinado por Deus para germinar! Umas mais, outras, menos...
Deus faz parte desse processo... Mistério... E sabemos que Deus é fiel!

Jesus disse: "primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga".
Depois que o grão está maduro na espiga, o agricultor é novamente chamado para AGIR. Nesse intervalo do antes (semear) e o depois (colher), Deus está ATUANDO.
Em I Co 3.9 diz que nós somos "cooperadores de Deus..."

Quanto tempo vai durar todo esse processo de crescimento?
Depende do calendário de Deus!
Às vezes o calendário de Deus não "bate" com o nosso. Temos pressa, porém, Jesus disse:
- "primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga". Leva tempo!
Nossa responsabilidade é plantar a semente e crer que ela vai germinar, brotar, crescer e dar frutos... Demore o tempo que for, isso vai acontecer!
O Senhor Jesus está nos ensinando a ser PACIENTES!

A Palavra, que é a semente de Deus no coração do homem está crescendo em SECRETO... Não estamos vendo com os olhos naturais, mas pela fé isso está acontecendo...
Deus está ATUANDO no processo de conversão... Salvação... Quando o grão estiver maduro, haverá colheita.
Não depende de nós fazer acontecer, mas sim do poder sobrenatural do Espírito Santo que convence o homem do seu pecado, da justiça e do juízo.
Em Coríntios, Paulo plantou, Apolo regou, porém foi Deus quem deu o crescimento. I Co 3.6.

Todo começo é pequeno:
"É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra;
Mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra". Mc 4.30-32.
Como a semente de mostarda, pequena, quase não se vê de tão diminuta, porém, uma vez semeada se torna uma grande arvore que serve de pouso e abrigo para quem dela precisa.

Semeamos a Palavra, depois, sem percebermos ela vai crescendo no coração do homem até a pessoa receber a Cristo como salvador e dar frutos para glória de Deus...

A Igreja teve seu inicio com um grão de trigo chamado Jesus que morreu, foi sepultado nesta terra e no tempo determinado ressuscitou e gerou outros grãos, os discípulos, que também foram se multiplicando, gerando frutos conforme a sua espécie.

O processo continua... Agora é a nossa vez de darmos frutos para glória de Deus...

paradeussementeestágrãonãodepoistempojesusespigaterrahomemcomodeterminadocheiofrutosquemquandoervaúltimoprocesso

João Misael Pagliarin

A palavra de Deus tem poder para curar, salvar, libertar os cativos.

Você pode gostar


Estudos Bíblicos

Pesca Maravilhosa

Pedro você quer os peixes, a benção? “Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar”.

por João Misael Pagliarin

Estudos Bíblicos

O segredo da prosperidade

Ezequias foi um bom rei, um homem reto. Agradou ao Senhor e a conseqüência disso: Deus o fez prosperar. Tudo o que fazia, para onde ele saia ou ia, Deus abençoava a Ezequias.

por João Misael Pagliarin