Lucas 5.17-26

Todos nós queremos uma fé extraordinária, porém, sem ação de nada vale... A fé sem obras (ação) é morta. Não é necessária uma grande fé, pode ser do tamanho de um grão de mostarda, mas uma fé que age.

1. Uma fé que vence os obstáculos.

Jesus estava ensinando em uma casa para uma grande multidão, não havia espaço para mais ninguém. Era impossível chegar até Ele pela porta por "causa da multidão" de curiosos, críticos e necessitados. 
Aqui nós aprendemos que os obstáculos que se encontram no "caminho do milagre" existem para nos fazer desanimar. Sempre haverá uma "multidão" para nos impedir de chegar até o Senhor Jesus e receber o milagre. A fé que busca o milagre é aquela que não desanima quando posta a prova. Aqueles homens não desanimaram. Levaram o paralitico até Jesus e nada pode detê-los.

2. A fé sempre enxerga uma saída (ou entrada).

"A fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção do que não se vê". (He. 11:1) Esta foi a fé dos quatro amigos do paralítico. Para eles a "porta" de entrada não tinha acesso. A fé abre portas aonde não tem nenhuma. Eles abriram uma porta em um lugar menos possível: no telhado. Uma fé audaciosa... Coletiva...

3. Uma fé que age e demonstra amor ao necessitado.

Esses homens sabiam que a salvação estava nas mãos do Senhor. Estavam de acordo a respeito disso... A Bíblia diz que o homem não pode salvar-se por si mesmo. Aquele paralitico, por seus próprios meios não podia aproximar-se de Jesus. Deus espera que levemos os perdidos até Jesus. Aqui nós vemos esses quatros homens, em cooperação para que isso aconteça. Eles carregam o paralitico pelas ruas de Cafarnaum, superam todos os obstáculos e colocam o paralitico na presença do Senhor. Quantos "paralíticos" por causa do pecado precisam ser carregados até a presença do Senhor para serem salvos...

Depois de todo esforço daqueles homens de descerem o paralitico pelo telhado e colocá-lo na presença do Senhor, eles tiveram uma surpresa. Jesus não disse ao paralitico "levanta-te e anda", e sim: "Homem, os teus pecados te são perdoados" v.20. Jesus sabia que aquela enfermidade tinha como causa o pecado! Não sabemos que fez aquele homem em sua vida, mas Jesus primeiro declarou o perdão dos seus pecados. Com isso aprendemos que o Senhor Jesus quer realizar uma cura completa: da alma e do corpo. Tiago afirmou: "... E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e se houver cometido pecados, lhe serão perdoados". (Tg 5.14, 15). O Senhor sabe que a raiz de todos os males no ser humano tem muito a ver com sua natureza pecaminosa. Aquele homem se levantou da sua cama curado no corpo e na alma.

Jesus foi criticado pelos fariseus quando escandalizados disseram: "Quem é este que fala blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão Deus?" Esse texto confirma que Jesus Cristo também é Deus. Só Ele tem autoridade para perdoar pecados, curando a alma e o corpo.
Aquele homem só foi salvo e curado graças a um trabalho de equipe realizado por aqueles quatro homens.
Aqui está representado quem são os verdadeiros amigos.

Jesus não fica indiferente diante de uma demonstração viva de fé. Jesus vê a fé e quando Ele vê fé, Ele ministra à necessidade.

Será que podemos pagar o preço do amor, da cooperação e fazermos o mesmo?

O Senhor Jesus espera isso de nós!

nãojesusparasenhoratéparaliticohomempodeelesaquelenóspresençaissohomensquando

João Misael Pagliarin

A palavra de Deus tem poder para curar, salvar, libertar os cativos.

Você pode gostar


Estudos Bíblicos

A surra do diabo

Os filhos de Ceva usaram o nome de Jesus, mas não funcionou. Levaram uma surra dos demônios. Por que não funcionou?

por João Misael Pagliarin

Estudos Bíblicos

Pesca Maravilhosa

Pedro você quer os peixes, a benção? “Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar”.

por João Misael Pagliarin