Rádio online

Um sogro como este - Estudos Bíblicos - Pastor Pagliarin

Um sogro como este

20/06/2011 às 11:54 -

Pastor João Misael Pagliarin

Micro Solução

Êxodo 18.13-27

Longe de ser motivo de chacotas e brincadeiras, para muitos a figura do sogro é o pai que não se tem mais.
Moisés teve que reconhecer que o seu sogro Jetro foi de excelente valia para seu ministério. A sabedoria com que aconselhou a Moisés mostra que Jetro era um homem de visão e um excelente administrador.

Jetro viu como Moisés se assentava e sozinho aconselhava o povo. Viu a um homem que estava se esgotando e cansando o povo, que em pé aguardava para ser atendido.

Jetro diz: "Não é bom o que fazes." Ex 18.17
"Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer.
Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;
E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.
E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez." Ex 18.18-21

Quando Jacó e sua família chegaram ao Egito deu o total de 70 pessoas (Gn 46:27; Êx. 1:5). Quando a multidão de Israel saiu do Egito com Moisés deu o total de seiscentos mil (600.000) homens, sem contar as crianças e mulheres e mais uma mistura de gente (Êx. 12:37-38). Calculando seria mais ou menos três milhões (3.000.000) de pessoas.
Como Moisés poderia cuidar sozinho de tanta gente?

Jetro "salvou o ministério" de Moisés com esse conselho. Na vida precisamos de bons conselhos para seguir adiante.

I. NEM SEMPRE O QUE FAZEMOS É O MELHOR.

Uma segunda opinião muitas vezes nos ajuda a ver as coisas de uma maneira diferente. Moisés cria que seu trabalho de aconselhar o povo era o melhor. As revelações que havia recebido diretamente de Deus, colocava sobre os ombros de Moisés este fardo, que só ele seria capaz, como líder, de ajudar o seu povo.
Jetro vendo aquela cena diz:

"E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.
Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?" Ex 18.13-14

Estudo bíblico Um sogro como este

Jetro faz uma advertência a Moisés para que ele mudasse de rumo:
Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. Ex 18.18

Habituamos-nos a fazer as coisas de um modo e achamos que é o melhor modo e que ninguém mais pode fazer melhor.
Nesta passagem vemos a humildade e mansidão de Moisés em acatar o conselho de seu sogro. Ele não discutiu com seu sogro...
Muitos dizem: "assim que eu aprendi, assim que eu faço". Pessoas que não aceitam conselhos e mudanças no seu modo de trabalhar e fazer as coisas.
Às vezes podemos fazer melhor e com outra direção.

Paulo recomendou a Timóteo: "Tem cuidado de ti mesmo... porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." I Tm 4:16

Jetro sabia que, se Moisés continuasse fazendo as coisas como pensava, ele sofreria um desgaste emocional, mental e físico... Sem contar a frustração de não poder resolver os problemas do seu povo.
Precisamos aprender que Deus pode usar outras pessoas para nos ajudar a carregar nossas cargas e fazer o trabalho de uma forma melhor com mais resultado.
Um fracasso de Moisés traria implicações em seu ministério, ao povo e sua família. Quantos que não se envolvem de tal maneira no trabalho que acabam se frustrando e trazendo prejuízos aos seus familiares.
Jetro não queria uma filha viúva e netos órfãos de pai!

II. TEM MUDANÇAS QUE TRAZEM RESULTADOS MELHORES

O conselho de Jetro dado a Moisés foi prático. O que ele teria que fazer era mudanças em sua administração. Dividir com pessoas capazes, tementes a Deus, a responsabilidade do ministério de aconselhamento. Isto seria criar uma "equipe pastoral" para ajudá-lo nessa tarefa. Moisés não deixaria de ser o líder daquele povo. Simplesmente o poder não estaria centralizado somente em Moisés, mas distribuído em pequenos, médios e grandes grupos, também liderados por pessoas capacitadas e tementes a Deus.

A Igreja precisa de homens de verdade, tementes a Deus, que odeiem a avareza. Homens de qualidade para cuidar do povo do Senhor que se multiplica sobre a terra. Homens fiéis que estejam na mesma visão e compromisso. II Tm 2.2

"E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito." Ex 18.24

Quantos que não poderiam estar ao lado do seu pastor ajudando-o a cuidar do povo! Cada crente deve capacitar-se para o ministério. Ef 4.11-12

CONCLUSÃO.

Somos chamados para fazer a diferença nessa terra; precisamos ser o melhor naquilo que fazemos... Às vezes é necessário que haja mudanças na maneira de pensar e fazer.
Que Deus coloque "Jetros" em nosso caminho e que tenhamos a humildade e coragem de mudar.

GosteiNão gostei


Escrever comentário

Limite de caracteres: 0 de 500

Sem foto

Você ainda não se cadastrou?

Saiba as vantagens de possuir um cadastro.

Digite seu nome no campo ao lado.

Digite seu texto no campo ao lado.

  1. Faça comentários relacionado ao conteúdo acima;
  2. Seu e-mail não será publicado;
  3. Se você estiver logado, sua imagem aparecerá ao lado do seu comentário.

Comentários

Sem foto
orlando lamim

O Pastor PAGLIARIN é, indubitavelmente um grande conhecedor da Palavra de Deus. Por isso, não entendo quando, insistentemente pede DÍZIMOS e OFERTAS, com tanto ardor que é capaz de sugar até um prato de arroz com feijão de seus ouvintes. Não tem pena, Diz que, se não der, vai para o inferno. O gafanhoto vai comer tudo. POR ESSE MOTIVO não quero mais ouvi-lo pregar.

00Ícone Relógio14/11/2016 às 16:14
Sem foto
Eugenio Wiliamo Paunde

Muito boa essa mensagem de verdade precisamos travar uma batalha para com nos mesmo porque existem pessoa que estao contra aquilo que fazemos ao seguir o nosso mestre Jesus criando controversia de modo a nos dicipar do nosso caminho,este foi um conslho sabio de Jetro na qual o nosso legislador teve que mudar de rumo e repatriar a com outras pessoa capacitadas no seu ministerio.

00Ícone Relógio16/07/2016 às 14:43
Sem foto
Eugenio Wiliamo Paunde

Muito boa essa mensagem de verdade precisamos travar uma batalha para com nos mesmo porque existem pessoa que estao contra aquilo que fazemos ao seguir o nosso mestre Jesus criando controversia de modo a nos dicipar do nosso caminho,este foi um sabio na qual o nosso legislador teve que mudar de rumo e repatriar a com outras pessoa capacitadas no seu ministerio.

00Ícone Relógio16/07/2016 às 13:53
Sem foto
celso luiz de almeida

muito boa essas mensagens

00Ícone Relógio27/04/2016 às 16:03
Sem foto
celso luiz de almeida

muito boa essas mensagens

00Ícone Relógio27/04/2016 às 16:03
Sem foto
celso luiz de almeida

muito boa essas mensagens

00Ícone Relógio27/04/2016 às 16:03
Sem foto
lécio luiz

Muito obrigado pela mensagem foi muito edificante. Que Deus ilumine toda a equipe que administra esse site.

00Ícone Relógio07/03/2016 às 16:18
Sem foto
JOANA NOTO

muito bom esses comentarios e textos biblicos de grande ajuda no meu ministerio valeu

00Ícone Relógio09/05/2015 às 19:39
Foto de Pr Ulisses Natan
Pr Ulisses Natan

Na verdade precisamos travar uma batalha com nos mesmos. A característica humana nos faz esquecer que necessitamos aprender sempre e sempre. O nosso "eu" não pode atrapalhar à missão a que nos foi dada. Paulo diz: "Que o homem que se domina a si próprio é maior do que aquele que domina uma cidade inteira." Nós precisamos aprender a trer dominio próprio, nos precisamos aprender que não sabemos tudo, nos precisamos aprender a ouvir, nos precisamos aprender a ser humildes, nos precisamos APRENDER.

00Ícone Relógio28/06/2011 às 20:41
bulletVeja também
terra

Notícias
Acompanhe as últimas notícias do mundo gospel

Página Fotos

Fotos
Fotos dos eventos realizados na Igreja Nova Geração Mundial de Deus sede nacional

Testemunho

Testemunhos
A fé sem ação de nada vale. Seu testemunho neste site é uma ação de fé.

Pokemon Go e a vida cristã. É do diabo ou não?