Em Êxodo 8.19, aparece o Dedo de Deus fazendo sinais:

"Então, disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus".

A Bíblia claramente ensina que Deus é espírito, não físico (Jo 4:24). Ele não possui massa física. Jesus mesmo declarou, "um espírito não tem carne nem ossos como vês que eu tenho" Lucas 24:39
O homem, um ser físico, composto de matéria, está sujeito ao espaço e ao tempo. Por isso que é difícil aos humanos conceituar um Ser infinito e eterno como Deus.

O povo de Deus vivia em escravidão no Egito e debaixo de muita opressão, clamaram ao Senhor.

Houve uma grande luta porque os magos de Faraó imitaram algumas pragas que eram enviadas através de Moisés, porém, quando a Praga de piolhos se manifestou, os bruxos do Egito nada puderam fazer. Eles disseram a Faraó: "É O DEDO DE DEUS". Eles simplesmente quiseram dizer que a praga era obra de Deus... Que aquela aflição era resultado do poder de Deus.
Não podemos fazer nada quando o DEDO DE DEUS se move!

1 - O DEDO DE DEUS É SOBRENATURAL

Moisés e Arão foram até Faraó, em nome do EU SOU, para que o povo de Deus fosse livre da escravidão do Egito. Faraó se recusou. Moisés então lança sua vara ao chão que se transforma em uma serpente...
Faraó não se dá por vencido. Chama os seus bruxos que fazem o mesmo, porém, a serpente de Moisés devora as serpentes dos magos que ficam sem as suas varas. Isso aconteceu logo no inicio dessa guerra contra Faraó.
Nós sabemos que a "vara" representa autoridade... Portanto, logo no inicio dessa guerra, os bruxos do Egito ficaram sem autoridade para lutar contra Moisés...
Após vários sinais e imitações, Moisés toca com a sua vara (autoridade) no pó da terra que se converte em piolhos. Os bruxos do Egito não puderam duplicar aquele sinal e reconheceram: É O DEDO DE DEUS!
Podemos concluir que, o Dedo de Deus é a manifestação do Pai para fazer diferenciação entre os servos de Deus e os servos das trevas...

2 - O DEDO DE DEUS ESCREVE: ensina

"E o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e nelas tinha escrito conforme todas aquelas as palavras que o SENHOR tinha falado convosco no monte, do meio do fogo, no dia da congregação" (Dt. 9.10; Ex 31:18). Em outras palavras, Deus as escreveu e as colocou sobrenaturalmente em pedra.
Outro exemplo é a declaração do salmista: "Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparastes; Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem para que o visites?" (Salmos 8:3-4).
Obviamente, Deus não tem dedo de carne! Tudo isso é a manifestação sobrenatural do poder de Deus.


Uma mulher pega no próprio ato adulterando, estava sendo condenada por muitos que com ela haviam pecado. Levada até a presença de Jesus e já com pedras na mão para matá-la, acusavam aquela mulher de ser uma grande pecadora.
"Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra". Jo 8.6
Os que fizeram isso, não imaginavam que ao invés da morte, aquela mulher iria receber vida através de JESUS.
- "Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela".
"E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra". Jo 8.7-8
Um a um foram soltando o que levavam nas mãos e se afastando...
Aquela mulher estava necessitada e sua alma foi curada. Os demônios saíram daquela vida pelo Dedo de Deus.

- "Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, a vós é chegado o Reino de Deus" (Lucas 11.20). Aqui, Jesus simplesmente está dizendo que tudo que Ele faz é da parte de Deus.
Em uma passagem paralela, no lugar do "Dedo de Deus", o texto menciona "o Espírito de Deus": "Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus" (Mt 12:28). Fica claro que "dedo" é simplesmente uma referencia a deidade (seja o Pai, Filho ou o Espírito Santo) manifestando Sua presença e poder.

O DEDO DE DEUS MOSTRA MISERICORDIA:
- "Mulher, onde estão aqueles teus acusadores?
- Vai-te e não peques mais". Jo 8.11

3 - O DEDO DE DEUS ESCREVE E TAMBÉM PESA

Daniel 5:5 -"Na mesma hora, apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, defronte do castiçal, na estucada parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo".

"Então, dele foi enviada aquela parte da mão"
Esta, pois, é a escritura que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM.
Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e o acabou.
TEQUEL: Pesado foste na balança e foste achado em falta.
PERES: Dividido foi o teu e deu-se aos medos e aos persas. Daniel 5:24-28

O capítulo 5 do livro de Daniel relata a história do rei Belsasar. Ele usa os vasos sagrados tirados do templo da Casa de Deus e os usa para beber vinho até ficar embriagado; Depois disso, aparece o Dedo de Deus e chega com juízo.
Tudo aquilo que é separado e consagrado a Deus deve ser usado somente para Sua glória!

4 - O DEDO DE DEUS ABRE OS OUVIDOS

"E trouxeram-lhe um surdo, que falava difícil mente, e rogaram-lhe que impusesse as mãos sobre ele.
E, tirando-o á parte de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e, cuspindo, tocou-lhe na língua.
E, levantando os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá, isto é, abre-te.
E, logo se lhe abriram os ouvidos, e, a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente". Marcos 7. 32-35

O dedo de Deus abre os ouvidos! Muitos escutam as mensagens, porém, não podem ouvir porque seus ouvidos estão fechados" O dedo de Deus entra em nossos ouvidos e os abre para que possamos escutar e entender a Palavra, pois a fé vem pelo ouvir" Não apenas abre os nossos ouvidos, como também solta a nossa língua para pregar o Evangelho.

deusdedonãoparaegitopeloespíritomulheraquelalogoabrepartebruxosestácontrahomemsimplesmentemãoissoestavaouvidosreinomagosporémcomodemôniosvásjesusatémoisésteus

João Misael Pagliarin

A palavra de Deus tem poder para curar, salvar, libertar os cativos.

Você pode gostar


Estudos Bíblicos

Obreiro aprovado

A palavra obreiro quer dizer operário! A palavra operário quer dizer trabalhador. Aquele que trabalha em uma arte ou ofício! Tem até insetos que trabalham! Formigas, cupins, e a conhecida abelha operária.

por João Misael Pagliarin

Estudos Bíblicos

A surra do diabo

Os filhos de Ceva usaram o nome de Jesus, mas não funcionou. Levaram uma surra dos demônios. Por que não funcionou?

por João Misael Pagliarin